Programa grátis em Florença: Piazza della Signoria
Em Florença a maioria dos programas são pagos e entre quatro paredes. Mais uma das visões mais legais é grátis, a Piazza della Signoria. Que não deixa de ser um museu a céu aberto, e diferente dos demais da cidade, permite fotografias.
Povoada de esculturas, algumas delas chamam particularmente atenção. Cosme I a cavalo, retratado ao estilo dos imperadores romanos. Obra de Giambologna.
A Fonte de Netuno, que os florentinos chamam de Biancone, porque é branca, grande e nada bonita (risos!) Antigamente, as mães levavam suas filhas que estavam prestes a casar diante do Biancone para que soubessem antes da noite de núpcias como era um homem pelado! Quer dizer, a estátua formava parte da educação sexual das meninas da cidade. É uma obra de Ammannanti.
Na frente do Palazzo Vecchio, uma réplica do David de Michelangelo, no seu local original. E a escultura “Hercules y Caco”. O Tal do Caco era um gigante que cuspia fogo e era filho de Vulcano. Não é que ele teve a má idéia de roubar 4 vacas e 4 touros de Hércules, e claro acabou como se vê na obra de Baccio Bandinelli.
Ao lado delas, outra réplica, desta vez do famoso Perseu de Cellini. Mostra o momento que o herói levanta a cabeça de Medusa. O problema é que esta escultura é enorme, de bronze e para executá-la o artista utilizou a técnica da cera perdida. O que é isto? Para ficar por dentro dá uma lida neste post, do Artetropia.
Acontece que o Cellini era cabeça dura. No dia que estava fundido o bronze começou a chover prá caramba. A água começou a diminuir a intensidade do fogo, e ao mesmo tempo o vento fez com que as chamas alcançassem o teto da casa. O artista mandou que seus ajudantes acabassem com o incêndio, tapassem o teto com umas tábuas de madeira, e colocassem panos nas portas. Ele continuou trabalhando. Mas como o bronze não estava líquido o suficiente, jogou uns pratos de estanho no fogo, e por fim o metal alcançou o ponto de fundição, e ele pode terminar sua obra. Os florentinos não davam crédito ao que ele havia conseguido, e passaram a chamá-lo de Diabo!!!!
O Perseu está na Loggia dos Lanzi. Esta espécie de terraço com um montão de esculturas. Foi construído para as cerimônias florentinas. Porque em uma troca de guarda, choveu e um convidado ilustre, o Arcebispo de Ravena ficou molhado como um pinto e não gostou nada. Assim, para não passar este tipo de situação embaraçosa deicidiram construir a Loggia, que mais tarde ficou conhecida como Lanzi. Porque nela acampou o exército privado dos Médici, os Lanzichenecchi. Assim que o espaço ficou livre, as esculturas tomaram o lugar dos soldados alemães.
Diz aí, esta praça não é fascinante?!
Veja todos nossos posts de FLORENÇA
Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016 . Para ver os descontos em outros anos, clique aqui.
Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Florença e também excursões, clicando aqui.
Posts relacionados:
2 minutos na Piazza della Signoria – Florença
Roteiro a pé – da Catedral a uma pizzaria estilo napolitano
Roteiro a pé por Florença – da Catedral à Praça Michelangelo
Compras em Florença – do parmigiano ao Prada Space Outlet
fotos: turomaquia y Google Maps